segunda-feira, 10 de setembro de 2012

CÂMARA DOS DEPUTADOS APROVA PARECER FINAL SOBRE PROJETO DE REGULAMENTAÇÃO DAS GUARDAS MUNICIPAIS


CÂMARA DOS DEPUTADOS
COMISSÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA E COMBATE AO CRIME ORGANIZADO

PROJETO DE LEI N. 1.332, DE 2003 (Apensados os PL 2857/2004 [6665/2006, 4896/2009], 3854/2004, 5959/2005 [6810/2006], 7284/2006, 1017/2007, 3969/2008, 4821/2009, 7397/2010 [201/2011]) 

Dispõe sobre as atribuições e competências comuns das Guardas Municipais do Brasil. Regulamenta e disciplina a constituição, atuação e manutenção das Guardas Civis Municipais como órgãos de segurança pública em todo o Território Nacional e dá outras providências.

Autor: Deputado ARNALDO FARIA DE SÁ
Relator: Deputado FERNANDO FRANCISCHINI


DOWNLOAD PARECER FINAL DO PROJETO DE LEI Nº 1332 DE 2003:



IBOPE Aponta Que a GM é a Terceira Força Mais Eficiente das Instituições Públicas Responsáveis Direta ou Indiretamente Pela Questão De Segurança No País


RETRATOS DA SOCIEDADE BRASILEIRA
SEGURANÇA PÚBLICA
Outubro / 2011
Pesquisa CNI-IBOPE

SITUAÇÃO DA SEGURANÇA PÚBLICA NO BRASIL

Mais da metade da população brasileira reprova as condições de segurança no País. Dentre os entrevistados, 51% consideram a situação da segurança pública no Brasil, “ruim” ou “péssima”, enquanto 36% a consideram, “regular”. Apenas 12% a avaliaram como “ótima” ou “boa”.



AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES

Forças Armadas e Polícia Federal são consideradas as instituições mais eficientes, no que diz respeito à eficiência das instituições públicas responsáveis direta ou indiretamente pela questão de segurança no país, há um claro reconhecimento do trabalho das Forças Armadas e da Polícia Federal e, no outro extremo, uma alta insatisfação com o Congresso Nacional e o Poder Judiciário.
Apenas no caso das Forças Armadas e da Polícia Federal mais da metade dos entrevistados que externaram sua opinião consideram as instituições “ótima” ou “boa”: 63% e 60%, respectivamente. No caso do Congresso Nacional, esse percentual cai para 23%, alcançando 30% para o Poder Judiciário e os agentes penitenciários.



POLÍTICAS E AÇÕES PARA MELHORAR A SEGURANÇA PÚBLICA NO PAÍS

Combate ao tráfico de drogas é elencado como ação prioritária para melhorar a situação da segurança pública.
A melhora da segurança pública no país deve passar necessariamente pelo combate ao tráfico de drogas. Para 58% dos entrevistados essa é uma das duas principais medidas dentre as oito apresentadas.
As ações mais defendidas pela população estão na área da repressão ao crime.
Em segundo lugar têm-se “aumentar o policiamento nas ruas”, com 37% de assinalações, “aumentar as penas pelos crimes cometidos”, com 27%, e “maior combate à venda ilegal de armas”, com 24%.
A opção “maior presença do Estado com políticas de educação, saneamento, etc. Nas comunidades carentes” foi escolhida por 17% dos entrevistados e “ampliar as políticas de combate à pobreza” teve 14% de preferência.

GM de São Carlos-SP, mais uma vez se destaca na prevenção de crimes contra o patrimônio, flagrando jovens destruindo nove lixeiras no Centro da cidade


Três estudantes foram flagrados ao destruírem nove lixeiras da principal avenida de São Carlos - SP, na madrugada de sábado 8 de setembro de 2012. Um deles tem 16 anos e os outros dois têm 18. As imagens do vandalismo foram gravadas pelo sistema de monitoramento da GM de São Carlos-SP que chegou a tempo de abordar os jovens. O prejuízo pode passar de R$ 3 mil.

A equipe que flagrou toda a ação, por meio de uma câmera localizada na Avenida São Carlos, acompanhou os jovens até a chegada da viatura da GM. No momento da abordagem, eles negaram que tinham destruído as lixeiras. Mas no plantão policial, ao saber que tinham sido filmados, confessaram a ação.

Eles disseram que viram outras pessoas chutarem e começaram a fazer o mesmo. Segundo a GM, eles tinham acabado de sair de um estabelecimento comercial e carregavam uma sacola com bebidas alcoólicas.

O menor foi levado para o Núcleo de Atendimento Integrado (NAI) e os dois jovens foram para a Cadeia de São Carlos e vão responder por dano ao patrimônio público.





1º DP DE SÃO CARLOS-SP PROCURA ACUSADO DE PRATICAR ASSALTOS NA ZONA LESTE



A equipe do delegado Mauricio Dotta está à procura de Levi Anderson de Souza de 29 anos. Ele é acusado de ter praticado vários assaltos na região leste da cidade. O rapaz age em companhia de uma mulher. Ele bate nas residências pedindo água e em seguida rende as vítimas.
O delegado pede para quem souber do paradeiro do rapaz que entre em contato com o 1º Distrito Policial através do telefone 3372-1163.